Nos dias 17,19,22 a 24 de setembro, com a carga horária de 20 horas, realizou-se a regência em uma turma composta por sete alunos da Educação Especial da APAE de Espinosa MG. Os alunos estudavam na modalidade EJA ( Educação de Jovens e Adultos). O perfil da turma era de alunos muito interessados, que apesar da grande dificuldade que tinham de aprendizagem se esforçavam para fazer todos os trabalhos propostos.
No primeiro dia da regência, a estagiária se surpreendeu ao ver que os alunos tinham chegado entusiasmados, perguntando o que iriam estudar. Isso só incentivou na realização do trabalho, dando inspiração para tentar fazer a cada dia melhor, para não decepcionar as expectativas dos alunos, que eram muito atenciosos, carinhosos e esforçados.
Durante a regência, trabalhou-se o projeto " Eleição", pois estava no período eleitoral e era uma forma de inserir os estudantes no contexto vivenciado na sociedade. Nesse período, foram feitas atividades interdisciplinares relacionadas com o tema eleição, cidadania, direito, deveres, ética, função dos poderes executivos do Brasil, confecção e estudo de documentos pessoais necessários para votar, estudo do calendário e das horas, chegada da estação do ano primavera, confecção de urnas de votação em sala de aula, confecção de painéis e estudo da história da conquista do voto e de sua importância para mudar o país. Os alunos tiveram aulas de informática e de outros componentes curriculares, todos relacionados ao contexto da eleição. Foram utilizados vários recursos didáticos: como jogos, vídeos, música, cartazes, documentos, relógios, calendários, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender a votar com os funcionários do cartório eleitoral.
O mais gratificante era ver que os alunos estavam gostando das aulas. Eles chegavam curiosos para saber o que iriam estudar a cada dia. Não queriam perder nem um minuto das aulas, antes de terminar o intervalo já chamava a estagiária para voltar para sala. Como a dificuldade de aprendizagem era muito intensa, todos os dias era necessário retomar conteúdos básicos, lembrá-los da data, e das coisa que estavam vivenciando.
A maior dificuldade durante a regência foi com uma aluna que tinha problemas mentais. No segundo dia de aula da estagiária a aluna estava muito agitada, saiu da sala e começou a quebrar as coisas da instituição,bater as portas, derrubar as cadeiras. Todos os professores e funcionários da APAE tentaram acalmá-la. Depois de um certo tempo, a estudante voltou para sala de aula. A estagiária estava realizando uma atividade de recorte para montar um painel, nesse momento sentiu-se uma insegurança, imaginou-se que a estudante iria rasgar tudo, mas pelo contrário, ela gostou da atividade e fez tudo.
A regência na Educação Especial foi uma experiência gratificante, possibilitou o conhecimento de uma realidade diferente do que a estagiária imaginava. E assim, nessa troca de experiência aconteceu uma aprendizagem que servirá da a vida pessoal e profissional.
Segue vídeo com momentos marcantes da regência:
Segue vídeo com momentos marcantes da regência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário